Urticaceae

Início  /  Urticaceae

A família Urticaceae é composta por 53 géneros e mais de 2500 espécies de plantas distribuídas por regiões tropicais, subtropicais e temperadas do planeta, embora nestas últimas menos frequentemente. Estas plantas podem ser herbáceas, arbustos ou, mais raramente, árvores e trepadeiras.

Alguns géneros possuem células no caule e folhas (tricomas) que libertam substâncias como a histamina e acetilcolina, provocando uma reacção urticariforme quando contactam com a nossa pele: o género Urtica, que dá nome à família, é o mais conhecido dentro dos que têm esta propriedade.

As plantas do género Urtica, popularmente conhecidas como urtigas, dão nome a esta família, sendo temidas pelos efeitos que provocam ao contactar com a pele! Fotografia por Олександр К em Unsplash.

Uma das características das plantas desta família é a presença de estípulas, estruturas localizadas junto à bainha das folhas, em forma de escama. As folhas podem ser muito diversas consoante a espécie, variando de poucos milímetros de comprimento na Pilea microphylla a 40 cm de comprimento na Urera baccifera.

Além da importância ornamental atribuída a alguns géneros desta família, como o género Pilea, muitas destas plantas são usadas para produção de fibras têxteis, como por exemplo a Boehmeria nivea, e outras para consumo alimentar, como algumas espécies dos géneros Girardinia, Laportea e Urtica. Existem ainda espécies que foram usadas ao longo dos anos para tratamento de vários problemas de saúde, graças às suas propriedades antihemorrágicas, anti-inflamatórias e antiparasitárias.


Bibliografia:

Gaglioti, A. Urticaceae Juss. no Estado de São Paulo, Brasil. Instituto de Botânica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. São Paulo. 2011

Chen, J, Qi, L, Friis, I, Wilmot-Dear, M, Monro, A. Urticaceae. Flora of China. 5, 76-189. 2003