Asparagaceae

Início  /  Asparagaceae

Actualmente a família Asparagaceae compreende cerca de 114 géneros e 2900 espécies de plantas. Na classificação anterior, muitas das plantas que a ela pertencem estavam englobadas na família Liliaceae. A sua origem é incerta mas há registos de folhas fossilizadas semelhantes às das plantas do género Cordyline com 34-56 mihões de anos.

As plantas desta família têm uma vasta distribuição no planeta, variando consoante as suas características morfológicas, já que estão incluídas nas Asparagaceae plantas arbóreas, como as dos géneros Yucca e Dracaena, plantas suculentas, como as dos géneros Sansevieria e Agave, plantas arbustivas, como as dos géneros Asparagus e Chlorophytum, e bolbos, como as do género Hyacinthus (comumente conhecidas como jacintos), entre outras.

A família Asparagaceae inclui uma grande diversidade de plantas, incluindo algumas comestíveis como o espargo (Asparagus officinalis).Fotografia por Louis Hansel em Unsplash.


Muitos dos géneros mencionados têm importância ornamental, dos quais destacamos o Chlorophytum, que ao contrário dos restantes, não é tóxico para animais. Algumas das plantas desta família destacam-se ainda pela sua utilidade noutros domínios, como o famoso espargo (Asparagus officinalis) e o agave, cujas espécies Agave sisalana e Agave tequilana são usadas para a produção de fibras (sisal) e de licor (tequila), respectivamente.

O clorófito, também conhecido como planta-aranha, é muito popular enquanto planta ornamental. 

Bibliografia:

Christenhusz M, Byng, J. The number of known plants species in the world and its annual increase. Phytotaxa 261 (3), 201-217. 2016

Bayton, R, Maughan, S. Plant Families: a Guide for Gardeners and Botanists. The University of Chicago Press. Chicago. 2017